segunda-feira, 25 de abril de 2011

Esperança: uma grande aliada!

Leia abaixo algumas sugestões que podem lhe ajudar a criar e manter a esperança

Recupere ou construa algo que ajude a fortalecer a sua esperança

Você pode encontrar alguém em um grupo de apoio, em seu local de trabalho, em sua igreja, em sua família, ou em sua vizinhança, que seja forte, positivo e saiba espalhar esperança a todos que o cercam. Converse com seu mentor espiritual e absorva suas atitudes e palavras encorajadoras.

Observe em sua vida, onde estão os amigos, as pessoas guerreiras, parceiros religiosos, organizadores que foram deixadas de lado enquanto você estava em tratamento. Traga-as de volta e coloque-as para “trabalhar” a favor da esperança. Eles podem pedir, ouvir, aconselhar, participar e fortalecer suas refeições ou passeios, ajudar na limpeza da sua casa, cuidar de suas crianças, ou vir apenas para uma boa conversa ou somente segurar sua mão. Não tenha medo de pedir apoio às pessoas esperançosas. Se você estiver em tratamento, por favor, pare de ser a super mulher ou o super homem!

Descreva minuciosamente seus desejos e vontades

Inicie fazendo anotações das pequenas coisas agradáveis do seu dia a dia que levantam seu ânimo. Anote todas as experiências que o animam, incentivam ou lhe dão novas esperanças. Por exemplo: “Enquanto eu estava em tratamento, fazia caminhadas suaves, observava os pássaros, as flores, a brisa suave, anotava em meu livro de agradecimentos”. Mais tarde, ao reler essas anotações você se sentirá enaltecida.

Fale sobre o assunto

O câncer é traumático para a maioria das pessoas, mas estando num grupo de apoio ou com os amigos ou, talvez, em família, fale sobre seus sentimentos. Discuta-os e, se for possível, foque no futuro. Cuidado para não manter um elefante em sua sala, pois ninguém poderá passar, nem você.

Foque no amanhã

Se você olhar para o horizonte de tratamentos ou cirurgias que vem pela frente, e isso é tudo o que você está vendo, então você vai achar que é difícil desfrutar o hoje. Tente pensar que esta é somente uma das experiências difíceis da vida que todos nós temos que passar de um jeito ou de outro. Respire fundo e vá em frente, vai passar.

Comece a preparar o seu livro de memórias

Reflita sobre os eventos, comemorações ou férias que foram experiências positivas. Mexer nas fotos ou nos cartões postais é muitas vezes uma maneira para se lembrar de momentos especiais e que vão fazer você se emocionar, rir e por que não chorar... Se você estiver se sentindo melancólico, mergulhe nas memórias positivas e deixe-se invadir pelos sentimentos e lembranças deste agradável evento e novamente foque na esperança, que depende muito de você.

Fonte:

www.oncoguia.com.br

Um comentário:

  1. Ola tudo bem....
    Meu nome é Rosenara sou frequentadora ardorosa da Oncoguia que conheci por causa do meu esposo que esta tratando um cancer. Mas tenho uma duvida a nutricionista fez restrissões em dieta hipoproteica e hipossodica mas não consigo encontras receitas saborosas.
    È possível me ajudar com receitas saborosas.
    Muito Obrigada.
    roseballetpink@hotmail.com

    ResponderExcluir