terça-feira, 21 de junho de 2011

Receitas para controle de sintomas

O tratamento quimioterápico, radioterápico e de radioiodoterapia podem apresentar diversos efeitos colaterais. Esse processo, dependendo do paciente, causa alterações no organismo, que podem ser leves ou agudas.

Os efeitos têm duração variável e, geralmente, desaparecem após algumas semanas - mas são os grandes responsáveis pela ingestão alimentar insuficiente e, consequentemente, pela perda de peso durante o tratamento.

A boa notícia é que estes sintomas desagradáveis podem ser minimizados por meio do uso de medicamentos prescritos pelo médico e com uma avaliação nutricional. Os profissionais, em conjunto, irão avaliar quais são os cuidados necessários com a alimentação durante o período de tratamento.

Por isso o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) criou um cardápio especial que pode ajudar os pacientes oncológicos a comer melhor.

Vale lembrar que nem todos os quimioterápicos ou a radioterapia ocasionam efeitos indesejáveis e cada organismo responde de forma individualizada ao tratamento, dependendo da idade, da condição clínica e nutricional de cada um e da ocorrência da necessidade de tratamentos associados. Por isso, nem todas as pessoas apresentam os efeitos colaterais da quimioterapia ou radioterapia.

Entretanto, se os efeitos colaterais manifestarem-se, lembre-se que são temporários. Seja positivo, tenha persistência e determinação em não interromper o tratamento médico. A continuidade do tratamento e o empenho em garantir uma alimentação adequada são fundamentais para a recuperação e manutenção da saúde.

Assim, é muito importante que você comunique a seu médico caso apresente algum efeito colateral ou qualquer alteração da sua condição habitual. Procure também um nutricionista para a avaliação, orientação e acompanhamento nutricional visando ajustar a sua dieta e contornar as possíveis reações desagradáveis decorrentes da quimioterapia e/ou radioterapia a fim de prosseguir mais confortavelmente e com mais êxito ao tratamento proposto pelo seu médico.

Receitas:

Pratos salgados

Cestinhas de folhas (náuseas e vômitos, intestino preso)

Wrap integral de frango e hortaliças (náuseas e vômitos, intestino preso)

Rocambole de fubá (dor para engolir, feridas na boca, náuseas e vômitos, diarreia)

Almôndega de aveia (ausência ou alteração de paladar, náuseas e vômitos, intestino preso)

Arroz Cremoso (dor para engolir, feridas na boca, boca seca)

Sopa de grão de bico com abacaxi (radioiodoterapia, ausência ou alteração de paladar, dor para engolir boca seca, intestino preso)

Sopa de batata doce com alho poro (radioiodoterapia, feridas na boca, boca seca)

Pratos doces

Flan de laranja com calda de hortelã (alteração no paladar, dor para engolir, feridas na boca, boca seca, náuseas e vômito)

Flan de melancia (radioiodoterapia, dor para engolir, boca seca)

Sorvete de erva doce com maçã (ausência ou alteração no paladar, dor para engolir, feridas na boca, boca seca, náuseas e vômito)

Banana com cravo e canela (radioiodoterapia, ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca)

Bolo de mel - sem ovo (radioiodoterapia, dor para engolir)

Bebidas

Suco de maçã, limão e hortelã (radioiodoterapia, ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca, náuseas e vômito e diarreia)

Gelo verde (ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca, náuseas e vômitos)

Suco de couve cítrico (ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca, náuseas e vômito)

Espumante de maçã com hortelã (radioiodoterapia, ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca, náuseas e vômitos, diarréia)

Suco de cenoura, tangerina e gengibre (radioiodoterapia, ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca, nauseas e vômitos)

Milk-shake de banana (dor para engolir, feridas na boca, boca seca, intestino preso)

As receitas serão publicadas na íntegra em breve!

Fonte: http://www.icesp.org.br/Institucional/O-Instituto/Equipe-Multiprofissional/Nutricao-e-Dietetica/Receitas-para-controle-de-sintomas/

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Atividades físicas e prato colorido podem evitar câncer de mama e de cólon

Mais da metade dos pacientes com neoplasia também têm algum problema nutricional.
Os benefícios das atividades físicas podem ser maiores do que se imagina. Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que uma hora e meia por semana pode evitar um quarto dos casos de câncer de mama e de cólon.

Pelo menos um terço da população mundial é sedentária. Cerca de 3,2 milhões de mortes causadas por câncer de mama ou de cólon por ano estão ligadas à falta de exercícios físicos.

Quer dar gás no dia a dia, melhorar o humor e controlar o peso? O oncologista Amândio Soares recomenda uma atividade leve, como uma caminhada, durante 30 minutos e por três vezes por semana.

Antes de partir para a rua ou para a esteira, é preciso fazer uma avaliação médica para saber qual o exercício mais indicado e a intensidade ideal. — Independentemente da atividade física, é importante que ela dê prazer e seja indicada a quem a pratica.

Alimentação balanceada

Para evitar doenças, o prato deve ser colorido. Ao selecionar alimentos com diferentes colorações aumentam as chances de fazer uma mix variado de nutrientes.

De acordo com um estudo do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, mais da metade dos pacientes que possuem algo tipo de neoplasia têm também algum problema nutricional e até desnutrição, em alguns casos.

Confira as propriedades dos alimentos de acordo com a sua cor:

:: Amarelo ou Alaranjado


Alimentos: abóbora-moranga, mamão, manga, cenoura, laranja etc

Bom para: devem ser consumidos frescos e não como suplementos alimentares. São ricos em betacaroteno, com ação antioxidante, protege contra o câncer de mama e de pulmão.

:: Vermelho

Alimentos: melancia, tomate, pimentão.

Bom para: contêm licopeno, substância que atua na prevenção do câncer de próstata e de outros tipos.

:: Verde

Alimentos: brócolis, couve, couve-flor e outros vegetais verde-escuros.

Bom para: possuem fibras insolúveis que dificultam a formação de tumores.

>>> Além desses grupos de alimentos, há um outro que merece atenção especial pelas suas propriedades: a linhaça. A semente contém grande quantidade de fibras e de ômega 3, que contribuem para a prevenção ao câncer do intestino.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/donnadc/19,0,3341954,Atividades-fisicas-e-prato-colorido-podem-evitar-cancer-de-mama-e-de-colon.html