quinta-feira, 4 de julho de 2013

Nutrientes que ajudam a fortalecer o cabelo depois da quimioterapia

Um dos efeitos colaterais que a quimioterapia provoca é a queda de cabelo, tão temida pela maioria das mulheres.  Após o tratamento com a quimioterapia, eles voltam a crescer, mas, em alguns casos, podem crescer temporariamente diferentes. É o caso do ator Reynaldo Gianecchini, que foi diagnosticado com linfoma não Hodgkin e, após o tratamento, apresentou um cabelo diferente, mais crespo e grisalho.
De acordo com o médico oncologista Artur Malzyner, o tratamento interrompe a multiplicação das células do bulbo folicular, responsáveis pelo crescimento da haste do pelo, provocando a queda gradativa do cabelo nos pacientes, deixando as pessoas que passam pelo tratamento carecas ou com pouco cabelo. Quando os fios voltam a crescer ocorre uma redução na espessura da fibra capilar e, dada a elevada variação na espessura dos fios no couro cabeludo do paciente, o cabelo se torna heterogêneo suficiente para se ondular.
Pode haver também modificações na quantidade de melanina nos fios de cabelo, alterando com isso a tonalidade dos mesmos. "Alguns pacientes passam a apresentar, transitoriamente, cabelos mais claros e outros pacientes cabelos mais escuros", diz ele.
Segundo o oncologista, ao longo de meses subsequentes à quimioterapia, no entanto, os cabelos podem voltar a ser como eram antes.
Já existem técnicas para controlar a queda durante a quimioterapia: "Dá para usar um dispositivo de resfriamento do couro cabeludo que causa a vasoconstrição local e reduz os efeitos do medicamento nos folículos", explica a Dermatologista Camila Hofbaue.

Nutrientes Amigos do Cabelo


Cisteína
Aminoácido que contém enxofre na estrutura. É convertido em cistina e depois em glutationa. A queratina, essencial para a formação do cabelo possui 15% de cisteína/cistina.
Fontes: Ovos, cebola, alho e brócolis.

Vitamina A
É fundamental para o crescimento dos tecidos, incluindo os cabelos. Nos formamos a vitamina A no organismo a partir da ingestão de fontes de beta caroteno (flolhas verdes,  frutas e vegetais de cores laranja, amarelos e laranja ou na forma de retinol aniamis (ovos, óleo de peixe e fígado).

Complexo B
Vitaminas B6, ácido fólico e B12 são importantes para formar as células vermelhas e hemoglobina que carregam o oxigênio para os tecidos, e isto inclui o cabelo, que depende do aporte constante de oxigênio e sangue para ser saudável. Você encontra vitamina B6 em frango, peixe, soja, cereais integrais, frutas oleaginosas e leguminosas. Ácido fólico em folhas verdes escuras, abacate, brócolis. B12 pode ser encontrada em alimentos de origem animal como carne, peixe, frango e ovos.

Biotina
Auxilia nos casos relacionados a oleosidade (dermatite seborreica) pois a Biotina melhora o metabolismo do couro cabeludo oleoso, além de ajudar a manter os fios mais saudáveis. É um dos nutrientes indispensáveis para manutenção dos fios.
Fontes: Ovos, fígado, cereais integrais, leveduras.

Vitamina C
A deficiência deixa os cabelos quebradiços. É essencial para a formação do colágeno que dá estrutura aos tecidos como o cabelo e melhora a circulação do couro cabeludo. Mantém os capilares que levam a irrigação sanguinea para o folículo piloso. 
Fontes: Frutas cítricas, vermelhas, pimentão, folhas verdes escuras, batata.

Cobre
Importante para formar a hemoglobina que irriga o couro cabeludo e também participa da formação do colágeno.
Fontes: Sementes, oleaginosas, frutos do mar e fígado.

Zinco
Fundamental para a síntese de proteínas (lembre-se de que o fio de cabelo é formado 98% por proteínas).
Onde encontrar: frutos do mar, ostras, sementes oleaginosas (de abóbora e girassol), carne, miúdos, peru, cogumelos, ovos, germe de trigo, levedo de cerveja.

Silício
O silício faz parte do tecido conjuntivo e por esse motivo todos os cremes hidratantes para a pele, cabelo e unhas contém silício. O aumento do consumo de alimentos ricos em silício favorece o rejuvenescimento. Deixa os fios saudáveis, brilhantes e previne a queda.
Fontes: aveia, milho, arroz, cogumelos, cevada, trigo, cavalinha, frango, miúdos do frango como coração e moela, vegetais, algas, frutos do mar.

Ferro
Importante na produção de glóbulos vermelhos, responsáveis pela circulação de oxigênio no sangue. Sua falta causa desânimo, queda de cabelo e fraqueza, de acordo com um alerta feito no último Congresso Brasileiro de Nutrição.
Onde encontrar: amêndoa, canela, carnes vermelhas em geral, castanha de caju, feijão preto, fígado, ovos, rúcula, soja.

Pró-vitamina B5 (pantenol ou ácido pantotênico)
Quando aplicada topicamente, penetra rapidamente na raiz e no corpo do cabelo. Através da técnica de microscopia eletrônica, mediu-se o seu efeito e verificou-se que encorpa o fio em até 10% do seu diâmetro normal. O tratamento com pantenol também reduz a queda de cabelo e acelera o seu crescimento.
Onde encontrar : miúdos, gema de ovo, levedo de cerveja, leguminosas, salmão, grãos integrais, germe de trigo.

Vitamina E
Ação anti-radicais livres; previne danos celulares decorrentes da UV e do envelhecimento; melhora a microcirculação do couro cabeludo; protege de gorduras oxidáveis.
Onde encontrar: óleos vegetais prensados a frio (azeite, por exemplo), ovos, germe de trigo, miúdos, vegetais folhosos, abacate, manteiga.

Atualmente existem no mercado suplementos nutricionais, específicos para auxiliar na queda de cabelo, converse com médico e/ou nutricionista para avaliar qual a sua necessidade, mas lembre-se que a alimentação equilibrada é fundamental.

Abraços fraternos a todos,

Nutricionista Fernanda S. Bortolon

Referências:
http://www.patriciadavidson.com.br/blog/diario-da-beleza-nutrientes-para-evitar-queda-de-cabelo/
http://cancerdemamamulherdepeito.blogspot.com.br/2012/09/depois-que-o-ator-reynaldo-gianecchini.html
http://www.mayoclinic.com/health/hair-loss/CA00037
Nutricionista Fernanda S. Bortolon

 

4 comentários:

  1. Olá, Fernanda!
    Adorei esse espaço!
    Gostaria que vc colocasse a referência desses conteúdos,pois facilitaria para uma futura pesquisa!Agradeço!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de contribuir dizendo o o seguinte: depois que o cabelo cai (o que é triste - mas - graças a Deus, passa), vem um novo cabelo superforte e muito bonito. Às vezes o cabelo volta diferente: o meu era liso e hoje é cacheado, mas é um cabelo muito saudável e bonito, brilhoso... Todas as pessoas com quem conversei, que passaram pelo mesmo, dizem a mesma coisa: novo cabelo, mas cabelo bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernanda, a 3 anos eu perdi pela primeira vez meu cabelo com a quimioterapia, quando eu parei para esperar o transplante de medula eles cresceram rápido, lindos e bem preenchido. Porém, depois do transplante perdi novamente, e desta vez já fazem dois anos que faço de tudo para eles crescerem, mas ele ta muito "ralinho" sabe? muitoooo fininho e com muitas falhas. Tomo vitaminas, lavo bem o couro cabeludo, não sei mais oque fazer. Tens alguma sugestão? Meu dermatologista diz que tem algo haver com o fato de eu não menstruar mais, questão de hormônios... procede? Grata.

    ResponderExcluir