quarta-feira, 8 de junho de 2011

Atividades físicas e prato colorido podem evitar câncer de mama e de cólon

Mais da metade dos pacientes com neoplasia também têm algum problema nutricional.
Os benefícios das atividades físicas podem ser maiores do que se imagina. Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que uma hora e meia por semana pode evitar um quarto dos casos de câncer de mama e de cólon.

Pelo menos um terço da população mundial é sedentária. Cerca de 3,2 milhões de mortes causadas por câncer de mama ou de cólon por ano estão ligadas à falta de exercícios físicos.

Quer dar gás no dia a dia, melhorar o humor e controlar o peso? O oncologista Amândio Soares recomenda uma atividade leve, como uma caminhada, durante 30 minutos e por três vezes por semana.

Antes de partir para a rua ou para a esteira, é preciso fazer uma avaliação médica para saber qual o exercício mais indicado e a intensidade ideal. — Independentemente da atividade física, é importante que ela dê prazer e seja indicada a quem a pratica.

Alimentação balanceada

Para evitar doenças, o prato deve ser colorido. Ao selecionar alimentos com diferentes colorações aumentam as chances de fazer uma mix variado de nutrientes.

De acordo com um estudo do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, mais da metade dos pacientes que possuem algo tipo de neoplasia têm também algum problema nutricional e até desnutrição, em alguns casos.

Confira as propriedades dos alimentos de acordo com a sua cor:

:: Amarelo ou Alaranjado


Alimentos: abóbora-moranga, mamão, manga, cenoura, laranja etc

Bom para: devem ser consumidos frescos e não como suplementos alimentares. São ricos em betacaroteno, com ação antioxidante, protege contra o câncer de mama e de pulmão.

:: Vermelho

Alimentos: melancia, tomate, pimentão.

Bom para: contêm licopeno, substância que atua na prevenção do câncer de próstata e de outros tipos.

:: Verde

Alimentos: brócolis, couve, couve-flor e outros vegetais verde-escuros.

Bom para: possuem fibras insolúveis que dificultam a formação de tumores.

>>> Além desses grupos de alimentos, há um outro que merece atenção especial pelas suas propriedades: a linhaça. A semente contém grande quantidade de fibras e de ômega 3, que contribuem para a prevenção ao câncer do intestino.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/donnadc/19,0,3341954,Atividades-fisicas-e-prato-colorido-podem-evitar-cancer-de-mama-e-de-colon.html

Um comentário:

  1. Oi Fernanda,
    Em primeito lugar parabéns pelo belo trabalho que vc dedica a pessoas como eu, que estão passando por uma fase tão delicada que precisam de tantas informações que muitas vezes são tão dificies de encontrá-las, meu marido fez uma gastrotectomia total e agora esta fazendo radio e quimio, devido a cirurgia existe muitas restrições e ele precisa mais do que nunca de suplementos, porém todos os que tentamos não teve boa aceitação, todos a base de leite o que causa nele, nauseas e algumas vezes desarranjo intestinal, os produtos já utilizados foram - Impact, Nutridrink e Forticare. Gostaria de saber se você conhece algum que não seja a base de leite, mas que seja hiperproteíco e hipercaloríco para tentarmos.
    Desde já te agradeço muito.
    Bj. Angela

    ResponderExcluir