O ganho de peso em pacientes com câncer de mama após o diagnóstico, durante e após tratamento quimioterápico é um fenômeno amplamente estudado. Mulheres com câncer de mama, em tratamento quimioterápico adjuvante, apresentam tendência progressiva ao ganho de peso. Entretanto, a causa desse ganho não é clara e pode ser associada ingestão alimentar aumentada, decréscimo da atividade física, alteração da taxa metabólica basal ou estado de menopausa. Um estudo com pacientes em tratamento quimioterápico adjuvante, verificou ganho de peso de 3,6 kg em mulheres pós-menopausadas e de 5,9 kg em mulheres pré-menopausadas. O ganho de peso durante o tratamento quimioterápico adjuvante pode estar relacionado com o maior índice de recidiva e menor sobrevida nessas pacientes. Portanto, as pacientes com diagnóstico de câncer de mama, submetidas ao tratamento quimioterápico necessitam de suporte multidisciplinar e, sobretudo nutricional, de modo a minimizar os efeitos colaterais do tratamento, como o ganho de peso.
Uma dieta pobre em gorduras e controlada em calorias pode ser iniciada durante o tratamento e mantida no período de recuperação. As pessoas devem ser encorajadas a manter hábitos saudáveis com uma atividade física leve durante o tratamento e de acordo com a orientação médica, pois além de ser uma alternativa para manter a massa muscular evita também o excesso ou ganho de peso. Essas medidas são importantes, pois o excesso de peso pode piorar o prognóstico para alguns tipos de câncer, dentre eles o câncer de mama.
O Blog Nutrição em Oncologia é voltado para pacientes, seus familiares e profissionais envolvidos no mundo do câncer, com informações sobre alimentação, da prevenção aos cuidados paliativos e outros assuntos relacionados à oncologia. Recomenda-se a todos os seus usuários que em caso de dúvidas quanto a alimentação, fale com o seu médico ou nutricionista. As informações contidas neste blog não pretendem substituir o atendimento de nenhum membro da equipe de saúde.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ótimo post Fernanda, vou copiar e postar no desafiando. adorei.gostaria que vc falasse a respeito do paladar, pq eu perdi um pouco e o olfato está de um cão perdigueiro,mudou muitas coisas depois que tive o câncer, vc sabe algum coisa a respeito. bjus linda
ResponderExcluirDescubri agora esse blog e fico contente que exista. Gratidão !
ResponderExcluir