OAKLAND - Pessoas que sobreviveram ao câncer de mama e tiveram um grande aumento de peso (10% a mais que o peso antes do diagnóstico) tiveram 14% mais chance de reincidência do câncer, comparadas às mulheres que mantiveram o peso estável, de acordo com uma pesquisa da Califórnia apresentada no encontro da Associação Americana de Pesquisa do Câncer.
A maioria das mulheres não ganha tanto peso após o diagnóstico, mas nossa análise mostrou uma associação com resultados piores para aquelas que ganham - explicou a pesquisadora Bette Caan, da Kaiser Permanente Division of Research.
Além disso, os ganhos de peso tendem a ser maiores em mulheres originalmente mais magras, segundo a pesquisadora. Este agrande aumento de peso ocorreu em 16% das mulheres. Cerca de 19% das mulheres com Índice de Massa Corporal (IMC) menor que 25 ganharam muito peso e apenas 11% com IMC maior que 30 entraram nessa categoria.
Os dados do estudo são do After Breast Cancer Pooling Project, que inclui 18.336 pessoas que sobreviveram ao câncer, dos EUA e de Shanghai.
Fonte: www.oncoguia.com.br
O Blog Nutrição em Oncologia é voltado para pacientes, seus familiares e profissionais envolvidos no mundo do câncer, com informações sobre alimentação, da prevenção aos cuidados paliativos e outros assuntos relacionados à oncologia. Recomenda-se a todos os seus usuários que em caso de dúvidas quanto a alimentação, fale com o seu médico ou nutricionista. As informações contidas neste blog não pretendem substituir o atendimento de nenhum membro da equipe de saúde.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário