segunda-feira, 10 de junho de 2013

Envolvimento da nutrição na iniciação e progressão do câncer

A neoplasia maligna, popularmente chamada de Câncer, é a segunda maior causa de mortalidade no mundo, perdendo apenas para as mortes ocasionadas pelas doenças cardiovasculares. De acordo com a Organização Mundial da Saúde , foram registrados 1,4 milhões de mortes no mundo no ano de 2010. A relacão entre o câncer e o estado nutricional é muito vasta. A nutrição está diretamente envolvida na prevenção, iniciação, progressão e tratamento do câncer.
 O câncer é uma doença com muitos fatores etiológicos envolvidos. Esta doença é caracterizada pelo acúmulo de mutações no DNA da célula, alterando sua fisiologia e permitindo a sua auto multiplicação e perpetuação, dominando, desregulando e matando o organismo no qual ela se desenvolve. 
A nutrição é um dos fatores desencadeantes das mutações que ocorrem no DNA. Os processos utilizados para a longevidade de alimentos perecíveis, como os inseticidas e herbicidas, os processos de armazenamento, processamento e estocagem de alimentos industrializados fazem com que elementos químicos utilizados nestes processos sofram oxiredução nas nossas células, possibili
tando a formação de moléculas eletricamente instáveis, os radicais livres.
Radicais livres são moléculas químicas que num dado momento apresentam um elétron livre, tornando-se altamente reativas, neste estado estas moléculas podem se combinar com bases nitrogenadas do DNA favorecendo as mutações. Não que os radicais livres sejam a única causa das mutações que ocorrem no DNA, mas eles são sim, moléculas presentes na nossa alimentação e mutagênicas.
Nem sempre podemos nos livrar destes elementos químicos que vêm acoplados aos nossos alimentos, mas evita-los é uma forma de prevenção das mutações que levam ao câncer. Uma alimentação sem a presença de elementos químicos reativos favorece a fisiologia e a longevidade das células, evitando a iniciação das células tumorais.

Por: Maria Regina Orofino Kreuger
Professora da UNIVALI

Nenhum comentário:

Postar um comentário