Alguns QUIMIOTERÁPICOS que provocam alterações na absorção dos alimentos.
Existem muitas outras drogas que provocam interação na alimentação, mas por hoje vejamos as seguintes:
1.Bleomycin
Interações com nutrientes:
Aumenta o catabolismo protéico e depleção de cálcio, potássio, vitaminas B1 e B12.
2.Cisplatina
Interações com nutrientes:
Hidratar antes da quimioterapia.
Reposição de nutrientes perdidos pela interação e pela diarréia, além de fornecer quantidade de líquidos suficiente para equilibrar a hidratação do paciente.
3.Dactinomycin
Interações com nutrientes:
Diminui a absorção de cálcio, ferro, potássio, gordura, vitaminas do complexo B, vitamina K e aumenta a necessidade de vitamina B12.
4. Etoposide
Interações com nutrientes:
Diminui a absorção de tiamina, cálcio, ácido fólico e ferro.
5. 5-FU-Fluorouracil
Interações com nutrientes:
A absorção do fluorouracil é reduzida quando se administra junto alimentos, o ideal é administrá-lo entre as refeições. Diminui a absorção das vitaminas A, complexo B, ácido fólico e dos minerais potássio, cálcio e ferro.
6. Citrato de Tamoxifeno
Interações com nutrientes:
Aumento do ácido úrico. Suplementos de magnésio e cálcio devem ser ingeridos com o um intervalo de pelo menos 2 horas, para evitar interferência na biodisponibilidade da droga.
Fonte: Nutricionista Fernanda Bortolon
O Blog Nutrição em Oncologia é voltado para pacientes, seus familiares e profissionais envolvidos no mundo do câncer, com informações sobre alimentação, da prevenção aos cuidados paliativos e outros assuntos relacionados à oncologia. Recomenda-se a todos os seus usuários que em caso de dúvidas quanto a alimentação, fale com o seu médico ou nutricionista. As informações contidas neste blog não pretendem substituir o atendimento de nenhum membro da equipe de saúde.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário