quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Existe Relação entre o Glúten e o Câncer?

Até o presente momento não foi estabelecida uma conexão entre o glúten e risco de câncer. A exceção é o câncer intestinal e, mesmo assim , o glúten só aumenta o risco de desenvolvimento se uma pessoa possui a doença celíaca ou intolerância ao glúten.
De fato, inúmeros estudos observacionais mostram que o consumo de cereais integrais, incluindo os grãos que contêm glúten (trigo, centeio, cevada), diminuem o risco de alguns tipos de câncer, como câncer de mama, próstata, cólon.
Os grãos integrais e fibras ajudam na saciedade, auxiliando na manutenção do peso corporal saudável. Os cereais integrais contêm muitos nutrientes importantes para ao nosso organismo. Por todas estas razões, grãos integrais, - aqueles com glúten e sem - devem ser parte de uma dieta saudável.
Existe uma situação em que o glúten deve ser evitado completamente: a doença celíaca ou intolerância ao glúten. Nesta situação, o consumo de alimentos com glúten leva ao desenvolvimento de uma série de problemas de saúde, como o aumento no risco de câncer de intestino. No entanto, mesmo em pessoas com doença celíaca, o glúten não está associado ao aumento do risco dos outros tipos de câncer.

Para os portadores da doença celíaca, o glúten deve ser evitado, a fim de limitar o risco de outros efeitos devastadoras na saúde, como a desnutrição, anemia, osteoporose, alterações neurológicas, alopécia (queda de cabelo), erupções cutâneas e problemas de tireóide . 

Antes de cortar completamente o glúten de sua alimentação converse com seu nutricionista, que irá orientá-lo a consumir alimentos alternativos, evitando uma possível deficiência nutricional. Caso suspeite de doença celíaca ou intolerância ao glúten procure um médico, que pode lhe solicitar exame de sangue para diagnósticar a doença.

Elaborado por Fernanda S. Bortolon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário