terça-feira, 8 de novembro de 2011

Alimentação Equilibrada durante o Tratamento de Câncer

O que e quanto comer não são decisões simples para muitas pessoas. Fatores como preferência, hábitos familiares e culturais, relações psicológicas, processos do câncer, afetam o consumo alimentar de um indivíduo.

Uma alimentação saudável é sempre vital para que o organismo funcione bem. A boa nutrição é fundamental para os pacientes em tratamento de câncer.

O planejamento alimentar é parte importante do tratamento do câncer. Uma alimentação correta durante essa fase pode contribuir para o seu bem estar e fortalecimento, evitando a degeneração dos tecidos do corpo e ajudando a reconstruir aqueles que o tratamento contra o câncer possa ter prejudicado. Pacientes com boa alimentação durante o tratamento de câncer têm mais condições de vencer os efeitos colaterais e de enfrentar, com êxito, a administração de doses mais altas de certos medicamentos.

A nutrição é importante e vital para o corpo trabalhar. Pacientes com câncer que têm bons hábitos alimentares podem ter mais disposição para enfrentar efeitos colaterais do tratamento, adquirir menos infecções e estar apto a ter uma vida normal.

Estas informações têm por objetivo esclarecer dúvidas e orientá-lo a respeito do tratamento e dos cuidados que você deve ter nesse período com sua alimentação e nutrição.

Os efeitos colaterais do seu tratamento podem ser amenizados com uma alimentação adequada.

Quando não se ingere a quantidade suficiente ou o tipo correto de alimento, o corpo utiliza os nutrientes que tem armazenado para servirem de fonte de energia. O resultado é que as defesas naturais se enfraquecem e o corpo não consegue combater as infecções. No entanto, esse sistema de defesa é importantíssimo para quem tem de enfrentar o tratamento contra o câncer, pois nessas circunstâncias, é sempre grande o risco de adquirir infecções.

Lembre-se que uma boa alimentação é extremamente importante quando o corpo está combatendo uma doença.

Fonte: www.oncoguia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário