Para os pacientes oncológicos que precisam ter controle do sódio na alimentação, segue uma receitinha de Sal de Ervas que pode ser utilizado aos hipertensos.
O sal de ervas é uma opção saudável ao sal comum, e pode ser usado por hipertensos.
Receita,
1 colher de:
-Louro
-Tomilho
-Alecrim
-Manjericão
-Alho
-Salsinha
Bater os ingredientes no liquidificador. Guardar em pote de vidro bem fechado. Usar no lugar do sal comum.
O Blog Nutrição em Oncologia é voltado para pacientes, seus familiares e profissionais envolvidos no mundo do câncer, com informações sobre alimentação, da prevenção aos cuidados paliativos e outros assuntos relacionados à oncologia. Recomenda-se a todos os seus usuários que em caso de dúvidas quanto a alimentação, fale com o seu médico ou nutricionista. As informações contidas neste blog não pretendem substituir o atendimento de nenhum membro da equipe de saúde.
gostaria de saber quais os alimentos que ajuda a comtrolar a ipertemção,sou ipertemsa minha familiha todas.
ResponderExcluirPrezada Otilia, espero lhe ajudar!
ResponderExcluirA hipertensão é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.
ALÉM DE MODERAR O CONSUMO DE SAL COMUM, ALGUNS ALIMENTOS RICOS EM SÓDIO DEVEM SER EXCLUÍDOS DA SUA DIETA: Carnes Processadas: Presunto, mortadela, copa, lombo, paio, salsicha, lingüiça, patê, salame, charque, carne seca, carne de sol e outros; Peixes processados e salgados: sardinha, atum, aliche, salmão, bacalhau; Queijos amarelos; Temperos industrializados: caldo de carne, maionese, molho tártaro, extrato ou molho de tomate, molho de soja (shoyo), molho inglês, molho de salada , glutamato monossódico; Sopas em pó, conservas, enlatados, congelados, defumados, embutidos; Bolacha água e sal, pães com cobertura salgada; Salgadinhos industrializados: Chips, amendoim, nozes salgadas.
Dicas para reduzir o consumo de sal:
No supermercado: Leia os rótulos cuidadosamente; Compre vegetais frescos sem sal adicionado. Os vegetais enlatados são ricos em sódio porque o sal é adicionado durante o processamento para conservação; Evite preparações instantâneas, congeladas ou enlatadas; Procure ervas e especiarias que você ainda não tenha experimentado.
Na cozinha : Reduza a quantidade de sal e temperos contendo sódio em suas preparações e receitas; Realce o sabor das receitas utilizando-se de ervas e especiarias, suco de limão, vinagre ou vinho; Use margarina sem sal; Elimine o sal que você adiciona quando cozinha macarrão e arroz; Use ingredientes frescos sempre que possível.
Na mesa: Prove a comida antes de alcançar o saleiro. Se você está realmente comprometido em diminuir o sódio, nem mesmo coloque o saleiro a mesa. Com o tempo, você não irá sentir falta do sal extra que sempre adicionou; Cuidado com os condimentos comerciais como mostarda, catchup, molho de saladas e outros molhos;
No restaurante: Esteja familiarizado com os alimentos que são pobres em sódio e faça suas seleções desses itens; Escolha carnes grelhadas ou assadas; evite à milanesas, churrascos ou carnes com molhos.
adorei encontrar essa pagina, tenho um filho que estar fazendo tratamento contra LLA/B e aqui encontrei dicas importantes para que eu possa ajuda-lo na alimentação, principalmente depois das quimeoterapias. Ele tem 10anos e há 8meses faz tratamentos na fundação HEMOAM-MANAUS AMAZONAS
ResponderExcluir