sexta-feira, 18 de março de 2011

Prato Cheio Contra o Câncer

O câncer possui uma relação íntima com os hábitos de vida e, conseqüentemente, com os hábitos alimentares. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30% dos casos de câncer provavelmente estão relacionados à nutrição. Dietas hipercalórica, ricas em proteínas e gorduras de origem animal, pobres em fibras e combinadas a uma vida sedentária, estatisticamente, aumentam o risco de surgimento do câncer de intestino, próstata e mama, por exemplo.

Os bons hábitos alimentares são essenciais tanto para a prevenção quanto para o tratamento oncológico. O oncologista Ricardo Antunes, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), lembra que uma alimentação equilibrada associada a um estilo de vida saudável pode reduzir a incidência de casos de câncer. "A qualidade da alimentação é sinônimo de qualidade de vida."

A alimentação adequada não só previne como também é essencial ao paciente oncológico em todas as fases da doença. O paciente pode ganhar ou perder peso, dependendo do tipo de tratamento realizado, e um acompanhamento nutricional especializado e individualizado pode ser necessário. ‘Uma alimentação variada em frutas, verduras e legumes em quantidades adequadas mantém o equilíbrio do sistema imunológico e contribui para uma melhor qualidade de vida do paciente e uma melhor resposta ao tratamento. Em alguns casos, o paciente necessita uma dieta hipercalórica ou somente determinados complementos e/sou suplementos nutricionais.

Ao adotar hábitos alimentares saudáveis, o paciente, mantendo um peso corporal saudável e reservas de nutrientes, pode se recuperar mais rapidamente e manter uma boa integridade física durante o tratamento. Ninguém aqui está falando para abandonar a pizza do final de semana e o salgadinho das festas de família. Mas com equilíbrio e moderação (e isto vale para todos os hábitos na vida), a máquina do corpo humano funciona com muito mais eficiência.

Dicas

Um ambiente tranqüilo e aconchegante ajuda a tornar o ato de comer mais agradável para o paciente. Se não tiver fome, procure dividir as refeições ao longo do dia em quantidades menores. Se a boca está seca, uma boa alternativa são balas de limão, hortelã ou gomas sem açúcar.

Um comentário:

  1. oi fernanda, gostei das dicas, nos falamos mais no msn e face book, vamos nos juntar nessa luta contra o câncer, que ainda as pessoas são tão carentes, conte comigo. bjus

    ResponderExcluir