segunda-feira, 15 de abril de 2013

Alimentos com aditivos podem causar câncer, dizem especialistas


Pesquisas médicas recentes mostram que o consumo em excesso de aditivos - produtos químicos que muitos alimentos industrializados recebem - podem ser responsáveis por doenças que vão de alergias ao câncer. Para combater esse problema, a nutricionista Ana Célia Delosso, que aponta os principais vilões dos supermercados.
Ela explica que linguiças, carne seca, salame e embutidos são alguns dos alimentos que mais levam aditivos na fabricação. Esses produtos são adicionados aos alimentos para  garantir o sabor, melhorar a aparência e aumentar a durabilidade da comida. Os alimentos que mais chamam a atenção das crianças, com corantes e aromatizantes, também são perigosos para a saúde.
Segundo a nutricionista, nem os alimentos utilizados na culinária japonesa escapam dos aditivos. O molho de soja, por exemplo, tem glutamato - aditivo que faz mal à saúde. Segundo pesquisas, o consumo em excesso está diretamente relacionado ao aumento de peso. Outro grupo de aditivos que também deve ser consumido em pouca quantidade são os espessantes e emulsificantes, responsáveis pela consistência dos alimentos.

Porém, a nutricionista Ana Célia afirma que nem todos os aditivos fazem mal à saúde. Os antioxidantes, por exemplo, contribuem no valor nutricional. Eles são comumente utilizados em margarinas e no arroz de aveia. Existem também os educorantes, que são os adoçantes artificiais presentes em produtos diet - opção mais saudável para quem tem diabetes.

Evitar todos os alimentos que contêm aditivos é difícil, mas a nutricionista dá a dica: é necessário realizar uma reeducação alimentar. A melhor opção é estar sempre atento ao rótulo e inserir mais produtos naturais à dieta.
Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2012/11/especialista-da-dicas-de-como-evitar-alimentos-com-aditivos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário