quinta-feira, 18 de abril de 2013

Fibras no câncer

As fibras são importantes para manter ou melhorar a função intestinal e como as evidências experimentais sugerem, as fibras podem aumentar a eficácia do tratamento do câncer além de ter efeito antitumoral.
Segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS), 25g diárias de fibras é o recomendado para os adultos.
 
Existem dois tipos de fibra:
 
Solúveis - têm a propriedade de se misturar com água e formar um gel no nosso estômago, atrasando o esvaziamento gástrico e reduzindo a absorção de glicose e gorduras (também o colesterol). Está presente na aveia e centeio; pectina e amido resistente (aveia, casca de frutas, leguminosas como feijões e ervilha e gomas e mucilagens presentes em vários vegetais.
 
Insolúveis - não se misturam com a água e atuam melhorando o trânsito intestinal com o aumento do bolo fecal. São representadas pela celulose e pela lignina, encontradas na camada externa de grãos e cereais, no farelo de trigo, na casca de frutas e na soja.
 
Os líquidos são essenciais para que as fibras solúveis se transformem em gel e as insolúveis formem fezes macias
 
Alimentos como a soja, feijão, maçã, cebolinha, cenoura, goiaba, laranja, arroz integral e aveia possuem fibras em sua composição, substâncias valiosas para a nossa saúde. Entre seus feitos estão o estímulo da saciedade, a melhora do funcionamento do intestino e a proteção contra câncer intestinal.
 
A ciência aponta que elas previnem tumores no pâncreas, mama e intestino, pelo menos. 
No Centro de Referência Oncológico de Aviano, Itália, os cientistas estudam a relação entre uma dieta rica em fibras e o aparecimento de câncer no pâncreas. Para explorá-la, eles avaliaram a dieta de 326 pacientes diagnosticados com a doença e 652 indivíduos saudáveis.
 
Perceberam que o consumo da versão solúvel diminuiu em 60% a probabilidade de tumores surgirem no órgão. Já a insolúvel, diminuiu o perigo em 50%.
Ao que tudo indica, a partir do momento em que tais substâncias passam a controlar a produção e a liberação desenfreada de insulina, evitam não só o boom de células malignas nas mamas como também no pâncreas. Precisamos de mais estudos para comprovar este efeito, mas a teoria ganha muita atenção. 
Outra explicação é a capacidade que as fibras têm de aliviar o atravancamento do trânsito intestinal.
 
Elas não permitem que o organismo tenha tempo de absorver agentes potencialmente cancerígenos. Dessa forma, os inimigos são rapidamente eliminados.
 
Segundo os cientistas do Imperial College de Londres, para cada dez gramas de aumento no consumo de fibras, ocorreu uma queda de 10% no câncer de intestino grosso. 
Já se sabia que o consumo destes alimentos ajuda a proteger contra problemas cardiovasculares, mas os especialistas afirmam que qualquer ligação com câncer colo retal era menos clara, pois as pesquisas não tinham apresentado resultados consistentes.
 
Os cientistas britânicos e holandeses analisaram 25 estudos relativos ao assunto, que envolveram cerca de 2 milhões de pessoas, e concluíram que o consumo de alimentos como arroz integral, aveia e outros cereais são os responsáveis por esta diminuição de risco.  
 
Além dos estudos citados, há muitos outros para diferentes localizações dos tumores. As fibras realmente devem fazer parte do seu dia a dia.
 
Tenha um estilo de vida saudável com o consumo de frutas, legumes, leguminosas e alimentos integrais e consequentemente já estará consumindo uma boa quantidade de fibras solúveis e insolúveis.
Sabemos que por muitas vezes não se consegue comer o suficiente para atingir as 25g de fibras diárias necessárias. Hoje, temos os suplementos alimentares industrializados com fibras solúveis e insolúveis que podem te auxiliar na ingestão recomendada das fibras. São saborosos e possuem um volume pequeno.
 
Ainda é necessário avançar nas investigações para confirmar se os benefícios mostrados por esses estudos são causadas só pelas fibras, mas de qualquer forma, sua ingestão é mais do que incentivada pelos especialistas em nutrição.
 
Quantidade de fibras nos alimentos:
 
1 concha média de lentilha - 11,1 g
1 goiaba branca - 10,7 g
1 colher (sobremesa) de cebolinha - 6,4 g
1 mexerica - 4,19 g
1 pera - 3,3 g
1 colher (sopa) de semente de linhaça - 3,3 g
1 colher (sopa) de farelo de trigo - 3,1 g
1 colher (sopa) de abacate - 2,83 g
1 maçã ou 1 laranja - 2,6 g
5 folhas de couve-manteiga - 2,35 g
1 escumadeira de arroz integral - 1,62 g
3 colheres (sopa)de beterraba crua - 1,62 g
1 colher (sopa) de flocos de aveia - 1,37 g
1 fatia de pão de fôrma integral - 1,3 g
3 colheres (sopa) de cenoura ralada - 1,14 g

Nenhum comentário:

Postar um comentário