terça-feira, 2 de abril de 2013

Novo Tratamento do Melanoma custa R$ 240 mil

Ao mesmo tempo em que a ciência evolui na descoberta de tratamentos cada vez mais exitosos para doenças como o câncer, o valor de algumas medicações inovadoras é inacessível para a grande maioria da população. A Anvisa aprovou, em março, o preço do Yervoy, considerado um avanço no tratamento para melanoma por aumentar significativamente a sobrevida dos doentes.

O tratamento custa, no Brasil, R$ 240 mil reais. “O valor dos medicamentos gera um grande debate nos congressos de oncologia, na medida que existirão inevitáveis barreiras para acesso”, afirma o oncologista do Instituto do Câncer Mãe de Deus (Porto Alegre - RS), Stephen Stefani. O Yervoy não tem cobertura do SUS, uma vez que o modelo atual não contempla incorporação de droga de alto custo.  Conforme Stefani, planos de saúde terão dificuldade de cobrir remédios com estes preços sem repercussão em seu cálculo atuarial. No ano passado, o Instituto do Câncer Mãe de Deus incluiu mais de 40 pacientes no estudo científico que avaliou o benefício médico da medicação.

“Não existem soluções a curto prazo para este cenário cada vez mais presente, com drogas de altíssimo custo no tratamento de uma doença como câncer, já segunda causa de morte no país, mas cientistas e estudiosos do tema reforçam a necessidade de racionalizar custos de pesquisa, avaliar questões de custo-efetividade e debater amplamente políticas de saúde que tenham foco na equidade de acesso”, afirma Stefani.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Moglia Comunicação Empresarial
Assessoria de Imprensa Sistema de Saúde Mãe de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário