segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Ganho de Peso e Câncer de Mama


As pacientes frequentemente apresentam ganham de peso após o tratamento do câncer de mama. O que normalmente não é visto em outros tipos de câncer.
Mulheres na pré-menopausa apresentam maior ganho de peso do que as mulheres na pós-menopausa. O excesso de peso tem sido associado com piores prognósticos, por isso é importante  manter um peso saudável.

As causas pelas quais as mulheres podem ganhar peso são:

  • A ingestão excessiva de alimentos
  • Diminuição da atividade física
  • O início precoce da menopausa
  • Depressão e ansiedade 
  • Alguns quimioterápicos retêm líquidos nas células e tecidos (edema)
  • Recebimento de esteroides durante o tratamento
  • Terapia Hormonal

Procure a ajuda de um Nutricionista Especialista em Nutrição Oncológica para lhe ajudar a seguir uma alimentação adequada desde o início do seu tratamento. A ajuda de um profissional capacitado, trará benefícios positivos durante todo seu tratamento e após, minimizando os sintomas relacionados com a nutrição e o ganho de peso.

Estratégias para controle de peso:

Mudanças no seu comportamento são estratégias essenciais para a perda de peso e alcançar um peso saudável, tais como:

Controlar as calorias e a qualidade dos alimentos que você come.
Escolha os alimentos certos e que lhe proporcionem benefícios.
Exercite-se, dentro de suas limitações, regularmente.

O saldo de alimentos no seu prato é importante quando se tenta comer saudável. Tenha em mente a imagem de um prato saudável como a imagem mostrada aqui. Isso pode ajudar você a escolher o alimento mais apropriado e porções de alimentos diferentes.

1)   Metade do seu prato = Saladas
2) Um quarto do seu prato = alimentos ricos em carboidratos. Estes incluem: Grãos integrais (por exemplo, arroz integral, macarrão de trigo integral, quinoa, cevada) ou Vegetais ricos em amido (por exemplo, batata, abóbora, moranga, milho).
3) Um quarto do seu prato = alimentos ricos em proteínas. Algumas boas fontes são: Peixe, feijão e leguminosas (lentilha, grão de bico, ervilha), leite e derivados com baixo teor de gordura e carnes magras.

Faça do alimento o seu medicamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário