A água e os líquidos de uma forma geral são vitais para o organismo. Cerca de 70% do nosso corpo é composto de água, necessária para o metabolismo de nutrientes e para o bom funcionamento renal e intestinal, além de prevenir o ressecamento da pele.
A recomendação é de 2 litros de líquidos/dia (água, chás, bebidas isotônicas, água de coco etc).
Procure evitar beber líquidos com a alimentação (menos em caso de boca seca e dificuldade para engolir), pois há diluição das enzimas digestivas, prejudicando o processo de digestão. Além disso, nosso trato digestivo produz 3 litros de sucos digestivos por dia! Só de saliva, produzimos 1,5 litro por dia!
Para pacientes inapetentes, cuja ingestão já se encontra reduzida, o líquido quando consumido junto às refeições ocupa espaço no estômago, impedindo que o paciente tolere uma maior quantidade de alimento.
Se você estiver apresentando vômitos ou diarréia pode ficar desidratado se não ingerir bastante líquido.
É importante lembrar que parte da medicação quimioterápica é
eliminada via renal; portanto a ingestão de 2 litros de líquido torna-se
importante, evitando, assim, que a urina se apresente de coloração amarelo-escura e com odor de medicamento.
Um alimento bastante disponível que pode ser
utilizado para a hidratação é a água de coco.
O Blog Nutrição em Oncologia é voltado para pacientes, seus familiares e profissionais envolvidos no mundo do câncer, com informações sobre alimentação, da prevenção aos cuidados paliativos e outros assuntos relacionados à oncologia. Recomenda-se a todos os seus usuários que em caso de dúvidas quanto a alimentação, fale com o seu médico ou nutricionista. As informações contidas neste blog não pretendem substituir o atendimento de nenhum membro da equipe de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário