segunda-feira, 26 de março de 2012

Consumo excessivo de carne vermelha aumenta risco de câncer

Ingerir muita carne vermelha aumenta os riscos de desenvolver câncer, segundo estudo da Universidade de Harvard, divulgado na terça-feira, 13. Os pesquisadores observaram estilos de vida e hábitos alimentares de 37.689 homens e 83.644 mulheres por 28 anos. Nesse período, 9.464 voluntários morreram devido a algum tipo de câncer. Outro fatores de risco como tabagismo, histórico familiar e idade, foram descartados, fazendo com que os pesquisadores concluíssem que existem fortes indícios entre o consumo do alimento e a incidência de câncer.

Os especialistas recomendam que o consumo de carne vermelha seja de, no máximo, 70g por dia, o que corresponde a meio bife. De acordo com o estudo, uma pessoa que consome um bife de 140g por dia teria 10% de chances de morrer de câncer. Se a carne for processada (hambúrguer, salsicha ou bacon, por exemplo) o percentual se elevaria para 16%. Os resultados obtidos se referem especialmente aos frequentadores assíduos de churrascarias.

Como forma de prevenção ao câncer, os pesquisadores recomendam moderação ao ingerir a carne vermelha, sem a necessidade de retirar o alimento por completo das refeições.

Fonte: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/2012/consumo_excessivo_de_carne_vermelha_aumenta_risco_de_cancer

Nenhum comentário:

Postar um comentário