terça-feira, 26 de março de 2013

Tratamentos Alternativos: Mitos e Verdades Parte I



Quando descoberto, o câncer causa um misto de emoções: indignação, raiva, revolta, medo...No entanto, um sentimento se sobrepõe aos demais: esperança, com ela, a vontade de sobreviver. E esse desejo leva muitas pessoas a procurarem tratamentos não convencionais, como aqueles à base de plantas ou religiosos.  Fundador da empresa de tecnologia Apple, o empresário Steve Jobs foi um dos que retardaram a cirurgia do câncer de pâncreas para aderir a um tratamento com ervas, o que agravou seu quadro. O vale-tudo pela cura do câncer apregoa o poder curativo de substâncias naturais livremente, tanto por meio de cartazes colados em postes quanto pela internet, e dá falsas esperanças para quem precisa enfrentar a doença.
Estimativa da American Society of Clinical Oncology (Asco) mostra que cerca de 80% dos pacientes com neoplasias recorrem, em algum momento, ao tratamento alternativo. O chefe do Serviço de Oncologia Clínica do INCA, Daniel Herchenhorn, adverte: “Não há nenhum indício de que esses tratamentos contribuam para a regressão ou a cura do câncer”. Professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador da Oncologia Cirúrgica do Hospital São José (SP), o cirurgião torácico Riad Younes diz que tem visto diversos ‘Srs. e Sras. Jobs’. “São muitos os exemplos de pacientes que, infelizmente, postergam tratamentos eficientes, para fazer cirurgia espiritual ou outro método sem comprovação científica, e, quando retornam, a doença não é mais operável, o tumor já se  espalhou e a chance de cura diminui”, alerta. O interesse de doentes por tratamentos naturais levou o médico a fazer um levantamento com 3 mil  pacientes oncológicos para saber quantos utilizavam chás, ervas e florais na busca pela cura da doença. “Quase metade dos pacientes procura e usa algum tratamento não convencional durante a evolução do  câncer”, afirma Younes, que revelou ainda que 48% dos entrevistados usam pelo menos um outro tipo de terapia paralelamente à quimioterapia. Apesar de o estudo ter sido feito há quase 15 anos, Younes acredita que ele evidencia o impacto das terapias alternativas – que prefere chamar de “não convencionais” – nos pacientes com câncer.

Promessas Virtuais

Chá de babosa, limão, cebola, avelós, bicarbonato de sódio e folha de graviola. São variados os e-mails que circulam atribuindo ao poder de plantas e outras substâncias naturais a cura do câncer. Blogs e sites oferecem livremente esses produtos. Para sustentar a tese de cura, as mensagens têm forte apelo religioso, trazem depoimento de pessoas que teriam ficado sãs usando os produtos, atribuem a explicação do poder curativo a cientistas e dizem até que o tratamento é aprovado pelo Ministério da Saúde ou algum instituto internacional. Mas o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Anderson Arantes Silvestrini, alerta: “Não existem evidências científicas que comprovem a eficácia dessas terapias. A SBOC é contra seu uso, pois desconhecemos se podem interferir nos resultados das terapias-padrão. Muitas dessas substâncias são metabolizadas no fígado e podem alterar a absorção de quimioterápicos, bem como sua eficácia e eliminação.”  Chefe do Serviço de Oncologia do Hospital São Vicente de Paulo (RJ), o médico Décio Lerner também reforça o perigo dos tratamentos sem comprovação científica. “Além de não trazerem nenhum benefício, podem ser danosos ao fígado.” O oncologista André Deeke Sasse, professor de pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade  estadual de campinas (Unicamp), em São Paulo, afirma que a receita que mistura chá de babosa com bebida destilada é prejudicial. “A babosa pode causar inflamação das mucosas, diarreia e outros problemas gastrointestinais. O álcool compromete a função hepática e pode interferir no metabolismo de vários medicamentos, entre eles os quimioterápicos e hormonais”, aponta Sasse, que coordena o Centro de Evidências em Oncologia (Cevon) da Unicamp. Sobre a afirmação de que o bicarbonato de sódio e a folha de graviola tenham poder curativo 10 mil vezes superior ao da quimioterapia, Sasse assegura que é falsa. Ele enfatiza que a administração de bicarbonato em excesso pode causar alcalose metabólica iatrogênica (aumento do pH do organismo), o que pode levar a confusão mental, enjoos, náuseas e vômitos, muitas vezes acompanhados de espasmos musculares e inchaço no rosto ou nas extremidades. “O pH fisiológico é fundamental para o desenvolvimento das
funções do organismo, incluindo imunidade, respiração, celular e transporte de nutrientes”, sublinha.
O coordenador do Cevon afirma que apenas estudos clínicos podem levar qualquer substância, natural ou sintética, a ser incorporada como medicamento convencional. Embora os oncologistas concordem que chás naturais não trazem nenhum benefício antineoplásico, além de serem tóxicos, ainda é vasto o relato de médicos cujos pacientes aderiram a métodos não convencionais e prejudicaram a saúde. Lerner se lembra de um paciente que, apesar de manter a doença estável, optou por parar o tratamento convencional e iniciar um alternativo. “Quando retornou ao tratamento convencional, a doença já estava bastante avançada e não teve mais resposta”, lamenta.
Sasse ressalta que há uma mística popular de que o que é natural pode até não fazer bem, mas mal também não faz. Mas a história de sua paciente é diferente. Com câncer de mama, ela inicialmente recusou a cirurgia ou outra forma de tratamento. “Com o uso de fitoterápicos, homeopáticos e mudanças de hábitos alimentares, ela esperava não só controlar, mas curar a doença. Mas não houve benefício; pelo contrário”, depõe o médico. Younes tem um relato similar. Ele acompanhava e controlava o tumor de um paciente com exames e pôde ver a progressão da doença quando a quimioterapia e a radioterapia foram trocadas por uma terapia não convencional. Quando o paciente voltou ao consultório, o tumor havia crescido e se espalhado.  O professor da USP é taxativo : “Natural não significa bom! A maconha é uma planta, o tabaco é uma planta, e nem por isso são isentos de prejuízos graves à saúde. Muitos chás e ervas vendidas como curas naturais do câncer podem ter efeitos colaterais, pequenos, graves e até fatais.” Para evitar comportamentos como esses, Herchenhorn é da opinião de que a relação médico-paciente deve ser de confiança e transparência. Ele diz que conversa abertamente com seus pacientes sobre o uso de suplementos alimentares ou paralelo de fitoterápicos, discute benefícios e aborda estudos e comprovações científicas. “A decisão é sempre do paciente. Os médicos devem ter mente aberta para ouvir seus pacientes e recomendar aquilo que é melhor, baseado em evidências científicas e no melhor bom senso que rege a prática médica”, defende.

Fonte: www.inca.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário