sábado, 18 de janeiro de 2014

Alimentos Funcionais e Câncer



Olá!!

Sou nova por aqui, então vou me apresentar antes do post.
Meu nome é Andressa e sou acadêmica do 7º período de Nutrição! Conheci o blog porque buscava conteúdos para o meu tcc que focaria na oncologia. Pedi ajuda a querida Fernanda para clarear minhas idéias sobre Nutrição Oncológica, já que ainda não tive o tema tão desmembrado na faculdade.
A Fernanda sempre foi muito atenciosa e espero poder conhecê-la logo!

Mas enfim, minha contribuição para o blog será sobre alimentos funcionais e sua relação com o câncer.

Alimentos funcionais são alimentos que produzem efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas.
É necessário que o consumo destes alimentos seja regular para que seus benefícios sejam alcançados. Portanto, deve-se utilizar mais vegetais, frutas, cereais integrais na alimentação regular, já que grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos.
Os principais compostos funcionais relacionados ao câncer e investigados pela medicina são:

Isoflavonas: possuem ação estrogênica (reduz sintomas menopausa) e anti-câncer . Ex: Soja, feijões, ervilha e derivados.

Catequinas: Reduzem a incidência de certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológico. Ex: Chá verde, cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa, vinho tinto.

Licopeno: Antioxidante, reduz níveis de colesterol e o risco de certos tipos de câncer como de próstata. Esta substancia evita que os hormônios propiciadores de câncer se liguem as células normais e assim inibe a ação das enzimas responsáveis pela metástase cancerosa. Ex: Tomate e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho, melancia.

Indóis e Isotiocianatos: são indutores de enzimas protetoras contra o câncer, principalmente de mama. Ex: Couve flor, repolho, brócolis, couve de bruxelas, rabanete, mostarda.

Flavonóides: Atividade anti-câncer, vasodilatadora, antiinflamatória e antioxidante. Ex: Soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja, demais alimentos de coloração vermelho-alaranjada e arroxeada.
Fibras solúveis e insolúveis: Reduz risco de câncer de cólon e melhora o funcionamento intestinal. As fibras solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, por proporcionarem aumento da saciedade. Ex: Cereais integrais como aveia, centeio, cevada e farelo de trigo; leguminosas como soja, feijão, lentilha e ervilha; hortaliças com talos e frutas com casca.

Sulfetos alílicos: Reduzem colesterol, pressão sanguínea, melhoram o sistema imunológico e reduzem risco de câncer gástrico. Ex: Alho e cebola.

Lignanas: inibição de tumores hormônio-dependentes. Ex: Linhaça, noz moscada.

Carotenóides: possuem ação protetora contra o câncer, protegendo o DNA contra a oxidação, sendo que os possíveis mecanismos de proteção anti-tumoral são por intermédio do seqüestro de radicais livres, modulação do metabolismo do carcinoma, inibição da proliferação celular, aumento da diferenciação celular via retinóides, estimulação da comunicação entre as células e aumento da resposta imune. Ex: Tomate, abóbora, pimentão, laranja e outros alimentos com pigmentação amarela, laranja ou vermelha.

Vamos começar a consumir mais vezes esses alimentos ?
Espero ter ajudado!
Abraços,

Andressa Miranda – Acadêmica de Nutrição da Unochapecó


Fontes:
http://revistas.ufg.br/index.php/REF/article/viewFile/2082/2024
http://www.nutrijr.ufsc.br/jornal/jornal_eletronico_06-08.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário