segunda-feira, 25 de abril de 2011

Ganho de peso aumenta o risco de reincidência de câncer de mama, diz estudo

OAKLAND - Pessoas que sobreviveram ao câncer de mama e tiveram um grande aumento de peso (10% a mais que o peso antes do diagnóstico) tiveram 14% mais chance de reincidência do câncer, comparadas às mulheres que mantiveram o peso estável, de acordo com uma pesquisa da Califórnia apresentada no encontro da Associação Americana de Pesquisa do Câncer.

A maioria das mulheres não ganha tanto peso após o diagnóstico, mas nossa análise mostrou uma associação com resultados piores para aquelas que ganham - explicou a pesquisadora Bette Caan, da Kaiser Permanente Division of Research.

Além disso, os ganhos de peso tendem a ser maiores em mulheres originalmente mais magras, segundo a pesquisadora. Este agrande aumento de peso ocorreu em 16% das mulheres. Cerca de 19% das mulheres com Índice de Massa Corporal (IMC) menor que 25 ganharam muito peso e apenas 11% com IMC maior que 30 entraram nessa categoria.

Os dados do estudo são do After Breast Cancer Pooling Project, que inclui 18.336 pessoas que sobreviveram ao câncer, dos EUA e de Shanghai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário