quarta-feira, 9 de março de 2011

Suplementos antioxidantes e a prevenção do câncer

Muitas pessoas usam suplementos antioxidantes tais como as vitaminas A,C, e E; beta-caroteno e selênio com o objetivo de melhorar a sua saúde e prevenir o desenvolvimento de câncer.

Com o objetivo de avaliar os possíveis efeitos dos suplementos oxidantes na prevenção do câncer, Investigadores da Universidade de Seul realizaram uma revisão (meta-análise) de 22 estudos clínicos. Os dados de um total de 161.045 pacientes foram analisados. Desse total, 88610 fizeram uso de antioxidantes e 72435 pacientes não faziam uso de antioxidantes.

Como resultado, não foi encontrado benefício com o uso de suplementos antioxidantes na prevenção do desenvolvimento de câncer (risco relativo 0.99; 95% IC 0.96-1.03). O uso de suplementos antioxidantes não se mostrou efetivo tanto como prevenção primária (em pacientes que nunca tinham tido câncer), ou como secundária, em pacientes com diagnóstico prévio de câncer.

Também não foi encontrado qualquer dado que sugerisse benefício de um tipo particular de agente oxidante, ou ainda qualquer tipo de câncer que tivesse sua incidência diminuída pelo uso de antioxidantes. De fato, em 4 desses estudos clínicos, o uso de suplementos antioxidantes se correlacionou com um aumento da incidência de câncer de bexiga (risco relativo 1.52; 95% IC 1.06 – 2.17).

Os autores concluem que não existem evidências clínicas de prevenção primária ou secundária do câncer pelo uso de agentes antioxidantes, podendo mesmo haver efeito deletério para alguns tipos de câncer.

Fonte: Annals of Oncology – Jan/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário