quinta-feira, 3 de março de 2011

Doutor... ele não come nada! por Dr Stephen Doral Stefani

Colaboração do grande oncologista Stephen Doral Stefani

Doutor... ele não come nada!
Esta é uma das frases mais ouvidas pelo oncologista sobre pacientes com um dos sintomas comuns do câncer. A causa é multifatorial: a doença e o tratamento contribuem para que muitos pacientes realmente reduzam significativamente a ingesta.
A cultura de que “quanto mais se come, melhor” não ajuda muito! Durante décadas ouvimos nossos avós e pais se exclamarem de felicidade quando esvaziávamos o prato. Entendo, portanto, que ver um familiar não conseguir comer gera estresse. O fato é que se estressar e estressar o paciente pioram ainda mais esta tensão.
Deixo 5 sugestões simples e práticas:

1. Estimule mas não brigue! Estresse gerado pelas refeições acabam atrapalhando muito mais do que ajudando;
2. Tente comidas e gostos diferentes... experimentar uma colherada de alguma comida diferente é melhor do que nenhuma das comidas que não estão sendo aceitas.
3. Estabeleça metas sensatas! Existe um limite biológico que nem sempre o paciente consegue ultrapassar.
4. Lembre-se que, em determinado momento, quando a qualidade de vida é a única meta viável, a demanda de alimentos pode ser definida pela “fome do paciente”!
5. Estratégias farmacológicas existem, não são livres de para-efeitos e, portanto, devem ser discutidas com os profissionais envolvidos!

Stephen Doral Stefani
Oncologista do Instituto do Câncer Mãe de Deus
Não é tarefa fácil.... votos que estas contribuições ajudem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário