quinta-feira, 10 de março de 2011

Mitos e Verdades na Alimentação

O termo alimentação representa muito a todos nós. É um assunto que todos acreditam conhecer profundamente e que está enraizado de forma tão profunda na cultura e tradição que muitas crenças relacionam os alimentos à saúde ou doenças. Algumas delas são verdadeiras, algumas parcialmente verdadeiras e outras falsas.

O profissional de nutrição é capacitado e responsável no esclarecimento de uma alimentação equilibrada separando o mito da realidade (não confundindo o folclore, lendas e crendices aos fatos científicos)

Derrubando mitos verdadeiro ou falso na alimentação:

Beterraba é uma das principais fontes de ferro
Falso - Os alimentos ricos em ferro são as carnes, os miúdos, as leguminosas (feijão, lentilha, ervilha e grão de bico) e as verduras de folhas verde-escuras (exceto espinafre). A beterraba, assim como outros legumes, contem vitaminas e minerais, mas não é rica em ferro.

Espinafre é uma excelente fonte de fero (o mito do Popeye)

Falso - Já se pensou, anteriormente que o espinafre era uma boa fonte de ferro, porém isso não é verdadeiro pela presença do ácido oxálico, que é um poderoso inibidor da absorção de ferro no organismo.

Suco de clorofila serve para aumentar plaquetas
Falso - Embora seja composto por vários vegetais (cada pessoa elabora de uma forma), esse suco contém várias vitaminas e minerais, mas não aumenta o número de plaquetas.

Vitamina C aumenta a absorção de ferro
VERDADEIRO. Ingerir algum alimento rico em vitamina C (laranja, acerola, caju, limão) com as refeições principais, contendo no almoço e jantar uma porção de leguminosa, vegetais e carnes para que assim a absorção do ferro presente nestes alimentos possa ser melhor aproveitada.

Não consumir leite, chá, café e refrigerante junto com as refeições principais (almoço e jantar)

Verdadeiro - Estas bebidas dificultam a absorção do ferro pelo organismo, devido a presença de cálcio e tanino na composição dos mesmos. Portanto, é importante manter um intervalo de pelo menos 1 hora, entre as refeições e o consumo destas.

Carne bovina é mais rica em ferro quando está malpassada ou “sangrando”

Falso - A carne vermelha é fonte de proteína e ferro in natura ou após a cocção pois mantém seus nutrientes. Porém, é importante prepará-la adequadamente e não consumi-la crua ou malpassada, pois aumenta o risco de intoxicação alimentar.

Suco de laranja com beringela reduz o colesterol

Parcialmente Verdadeiro - Este suco é efetivo quando associado a uma dieta equilibrada, pobre em gordura saturada (frituras, embutidos, queijos amarelos, doces gordurosos, manteiga e carnes gordas) e atividade física regular.


A cerveja, vinho e outras bebidas alcóolicas não são alimentos e por isso não engordam

Falso - A única bebida que não engorda é a água. Qualquer álcool que ingerimos é metabolizado imediatamente, mesmo quando as calorias que ele gera rapidamente não são transformadas diretamente em gordura, elas contribuem para a ingestão total de calorias e, assim, aumentam as chances de ganho de peso.

O chocolate vicia

Parcialmente Verdadeiro - Rigorosamente falando, comer chocolate não pode ser descrito como um vício. Entretanto, muitas pessoas sentem um desejo muito forte por chocolate, especialmente as mulheres. Estudos mostraram que, na segunda metade do ciclo menstrual, quando os níveis de estrogênio começam a cair, o chocolate proporciona os precursores para a serotonina, que tem um efeito calmante, e para as endorfinas que regulam o humor.

O chá de cogumelo melhora / fortalece o sangue

Falso - Ainda não existe nada comprovado cientificamente apesar de pesquisas estarem em andamento.

O peixe não pode ser consumido no pós-operatório

Falso - Isso é uma crença antiga. O peixe é um alimento que faz parte do grupo de alimentos construtores, ou seja, ajudam na formação de tecidos, defesa do organismo contra infecções, cicatrização de feridas e cirurgias, fortalecimento dos músculos e funcionamento do cérebro.


Fonte: www.oncoguia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário