terça-feira, 29 de março de 2011

Espiritualidade no tratamento do câncer

O tema tem tanta relevância hoje na medicina que está em estudo na Organização Mundial de Saúde (OMS) a mudança do conceito de saúde de “Bem-estar biopsicosocial” para “Biopsicosocial e espiritual”.

Evidências científicas atestam que, especialmente no caso do câncer, em que o desgaste emocional e físico é imensamente maior para os pacientes, há uma resposta melhor ao tratamento quando existe suporte espiritual. Ultimamente, diversos congressos médicos têm abordado a importância desse tipo de assistência como elemento de saúde.

Como explica o cirurgião oncológico José Adalberto Oliveira, chefe da Divisão de Cirurgia do Hospital do Câncer I, do INCA, não há especificamente uma relação entre espiritualidade e câncer e sim, entre espiritualidade e saúde.

- O câncer ganha dimensão dentro deste aspecto por se tratar de uma doença predominante, sendo a segunda causa de morte em nosso país – destaca José Adalberto.

Fonte: www.inca.gov.br

Um comentário:

  1. Olá Fernanda, que bom que você gostou do meu blóg, eu sempre penso que durante o meu tratamento o que eu gostaria de aprender,eu procurava matérias e achava tudo vago, além de mostrar este Deus maravilhoso que eu conheci.
    Muito bom seu blóg, gostaria muito de compartilhar matérias sempre que possivel, vamos juntas lutar e ajudar na guerra contra o câncer.
    Obrigada de coração. Sua Profissão é linda. De Deus.
    Alias o que é "FB"? rs...
    Abraços. Lívia.

    ResponderExcluir